Dia Internacional da Mulher ( I )

Por Rosiane Braga
Foto: Marta Ferreira

Depois de um tempo ausente não podia deixar de vir aqui cumprimentar as queridas mulheres pelo nosso dia! No ano em que comemoramos o centenário desta data diversas coisas podem ser apontadas como conquistas que por até pouco tempo eram exclusivas aos homens. Muito ainda pode ser feito, se por um lado somos a maioria nas universidades do outro estamos ocupando áreas menos valorizadas no mercado.

Precisamos provar que somos capazes! Sabe-se que o objetivo desta data não é apenas comemorar. No dia de hoje realizam-se conferências, debates e reuniões com o intuito de discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher.

Diversas datas e acontecimentos marcam o surgimento do Dia Internacional da Mulher. Mas foi durante a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em Compenhague, Dinamarca, em 1910, que a socialista alemã Clara Zetkin propôs uma data para o Woman''s Day (Dia da Mulher), o que acabou internacionalizando o evento e passou a ser comemorado em diversos países, em momentos diferentes do ano.

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Saudações a todas as mulheres pelo dia Internacional da Mulher!

                                                                                                          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Kim Kardashian na capa da ‘Harper’s Bazaar’

SP Fashion Week N44: Osklen

Gig Couture lança parceria com a C&A

Demi Lovato e Nick Jonas para a ‘Billboard Magazine’