Senta que lá vem História....

Por Rosiane Braga
Foto: Divulgação

Aconteceu no dia 7 de junho de......

Os europeus acreditavam que os povos que não eram cristãos e civilizados poderiam ser dominados e por esta razão ocupariam todas as terras descobertas. Em decorrer da ânsia pelo poder e ocupação de terras originou uma grande disputa entre Portugal e Espanha.

Os governos desses dois países pediram ao papa Alexandre VI que fizesse a divisão das terras descobertas e ainda que viessem a ser, para evitar brigas. Em 1493, o papa criou um documento chamado de Bula. Nesse documento ficou estabelecido que terras situadas até 100 léguas a partir das ilhas de Cabo Verde seriam de Portugal e as que ficassem além dessa linha seriam da Espanha.

Mesmo após a criação do documento, Portugal tinha medo de perder o domínio de suas conquistas. O governo português convenceu a Espanha de revisarem os termos da Bula e assinaram em 1494 o Tratado de Tordesilhas. Com o Tratado os limites de terras definidos foram alterados. De acordo com o Tratado de Tordesilhas, as terras situadas até 370 léguas a oeste de Cabo Verde pertenciam a Portugal e as terras a oeste dessa linha seriam da Espanha.

O Brasil ainda não havia sido descoberto. O território brasileiro ganhou forma atual porque portugueses e brasileiros não respeitaram o Tratado de Tordesilhas e ocuparam terras dos espanhóis. Mesmo com a invasão de terras, os espanhóis não reivindicaram. Estavam muito ocupados com as terras que descobriram no resto da América, ao norte, a oeste e ao sul do Brasil. A linha de Tordesilhas passava de Belém no Pará à cidade de Laguna em Santa Catarina.

....... No dia 7 de junho de 1494, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Adidas lança filme inspirado em obras famosas

‘Vanity Fair’ e as estrelas de Hollywood

Lana Del Rey na capa da ‘V Magazine’

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Ensaio nu de Madonna aos 20 anos é divulgado