Senta que lá vem História....

Por Rosiane Braga
Foto: Divulgação

Aconteceu no dia 7 de junho de......

Os europeus acreditavam que os povos que não eram cristãos e civilizados poderiam ser dominados e por esta razão ocupariam todas as terras descobertas. Em decorrer da ânsia pelo poder e ocupação de terras originou uma grande disputa entre Portugal e Espanha.

Os governos desses dois países pediram ao papa Alexandre VI que fizesse a divisão das terras descobertas e ainda que viessem a ser, para evitar brigas. Em 1493, o papa criou um documento chamado de Bula. Nesse documento ficou estabelecido que terras situadas até 100 léguas a partir das ilhas de Cabo Verde seriam de Portugal e as que ficassem além dessa linha seriam da Espanha.

Mesmo após a criação do documento, Portugal tinha medo de perder o domínio de suas conquistas. O governo português convenceu a Espanha de revisarem os termos da Bula e assinaram em 1494 o Tratado de Tordesilhas. Com o Tratado os limites de terras definidos foram alterados. De acordo com o Tratado de Tordesilhas, as terras situadas até 370 léguas a oeste de Cabo Verde pertenciam a Portugal e as terras a oeste dessa linha seriam da Espanha.

O Brasil ainda não havia sido descoberto. O território brasileiro ganhou forma atual porque portugueses e brasileiros não respeitaram o Tratado de Tordesilhas e ocuparam terras dos espanhóis. Mesmo com a invasão de terras, os espanhóis não reivindicaram. Estavam muito ocupados com as terras que descobriram no resto da América, ao norte, a oeste e ao sul do Brasil. A linha de Tordesilhas passava de Belém no Pará à cidade de Laguna em Santa Catarina.

....... No dia 7 de junho de 1494, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Time de peso divulga Morena Rosa

Kim Kardashian na capa da ‘Harper’s Bazaar’

SP Fashion Week N44: Osklen

Gig Couture lança parceria com a C&A