Um grito para os brasileiros!

Por Rosiane Braga
Fotos: Raphael Ribeiro/ JNunes(Ziggy)

Está bem próximo de lembrarmos-nos de uma data considerada histórica para o Brasil, o processo que culminou com a sua emancipação política do reino de Portugal. Dia 7 de Setembro, mais conhecido como o dia da Independência ou Morte! Depois de passado todo o processo histórico, que todos nós bem conhecemos dos velhos tempos das aulas de História, como podemos avaliar a situação do nosso país? Muitas pessoas afirmam que alguns fatos históricos apenas contribuíram para a maquiagem de um país onde a democracia funciona.

Vários fatores que favoreceram para o desenvolvimento do Brasil podem ser descritos aqui. Não tenho dúvidas de que a emancipação política de Portugal foi favorável para alguma coisa, mas creio que isso também só foi apenas mais uma contribuição para a contextualização histórica. Mesmo que não tenhamos interferências de Portugal, o Brasil é prejudicado por outros países considerados de primeiro mundo e algo precisa se feito para que o fator consciência seja ativado.

É notório que não devemos analisar as circunstâncias apenas pelo lado negativo das situações. Dizer que está tudo bem é apontar motivos para o comodismo. E os brasileiros? A prática do venha a nós está aflorada. Como ainda permitem que uma carga de 22 toneladas de lixo doméstico estrangeiro seja importada aqui? Mencionar patriotismo ficou apenas para fatos antigos. És tu Brasil ó pátria amada, é cantado apenas para demonstrar que não esqueceram a letra do Hino Nacional.


Muito, muito precisa ser feito! É comum ouvirmos o famoso “para que falar disso”, eu quero mesmo é feriado nacional. “Foi para isso que votei, elegi alguém para cuidar dos interesses do país”. No ano de 1822, mesmo que por fatores de interesse, ouvimos o Grito do Ipiranga, alguém falou por nós. E em 2010? A pergunta se contradiz, quem mais falta para nós calar? Em minha opinião, o dia 7 de Setembro serviu para preservar o status quo das elites agroexportadoras, que conservaram e ampliaram os seus privilégios políticos, econômicos e sociais.

Boa Semana e um bom Feriado a todos.
Beijos coloridos!

Comentários

  1. Adorei teu blog
    ja estou a segui-la
    da um passadinha lá no meu: http://thaiswinck.blogspot.com/

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estava passando por aqui e resolvi ficar mais um pouco. Achei interessante seu blog Rosiane. Me fez entrar, parar, sentar e até "tomar um cafezinho"(me deliciar com algumas leituras), rsrs. E agora sigo contigo. Fiquei feliz em saber que você também está me seguindo.É tanto que dediquei um postagem a ti.(Afinal de contas dizem que os primeiros seguidores a gente nunca esquece, rs) Achei super valido encontrar seu blog, pois o meu tem um caráter um pouco semelhante.(Mas ainda é bebê, é principiante)Espero que continue acompanhando o crescimento dele.
    P.S: 'Boa reflexão da postagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Lana Del Rey na capa da ‘V Magazine’

Super Bonder no esmalte faz unhas durarem mais

Produtos infantis inspirados em Dory

Adidas lança filme inspirado em obras famosas