Um grito para os brasileiros!

Por Rosiane Braga
Fotos: Raphael Ribeiro/ JNunes(Ziggy)

Está bem próximo de lembrarmos-nos de uma data considerada histórica para o Brasil, o processo que culminou com a sua emancipação política do reino de Portugal. Dia 7 de Setembro, mais conhecido como o dia da Independência ou Morte! Depois de passado todo o processo histórico, que todos nós bem conhecemos dos velhos tempos das aulas de História, como podemos avaliar a situação do nosso país? Muitas pessoas afirmam que alguns fatos históricos apenas contribuíram para a maquiagem de um país onde a democracia funciona.

Vários fatores que favoreceram para o desenvolvimento do Brasil podem ser descritos aqui. Não tenho dúvidas de que a emancipação política de Portugal foi favorável para alguma coisa, mas creio que isso também só foi apenas mais uma contribuição para a contextualização histórica. Mesmo que não tenhamos interferências de Portugal, o Brasil é prejudicado por outros países considerados de primeiro mundo e algo precisa se feito para que o fator consciência seja ativado.

É notório que não devemos analisar as circunstâncias apenas pelo lado negativo das situações. Dizer que está tudo bem é apontar motivos para o comodismo. E os brasileiros? A prática do venha a nós está aflorada. Como ainda permitem que uma carga de 22 toneladas de lixo doméstico estrangeiro seja importada aqui? Mencionar patriotismo ficou apenas para fatos antigos. És tu Brasil ó pátria amada, é cantado apenas para demonstrar que não esqueceram a letra do Hino Nacional.


Muito, muito precisa ser feito! É comum ouvirmos o famoso “para que falar disso”, eu quero mesmo é feriado nacional. “Foi para isso que votei, elegi alguém para cuidar dos interesses do país”. No ano de 1822, mesmo que por fatores de interesse, ouvimos o Grito do Ipiranga, alguém falou por nós. E em 2010? A pergunta se contradiz, quem mais falta para nós calar? Em minha opinião, o dia 7 de Setembro serviu para preservar o status quo das elites agroexportadoras, que conservaram e ampliaram os seus privilégios políticos, econômicos e sociais.

Boa Semana e um bom Feriado a todos.
Beijos coloridos!

Comentários

  1. Adorei teu blog
    ja estou a segui-la
    da um passadinha lá no meu: http://thaiswinck.blogspot.com/

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estava passando por aqui e resolvi ficar mais um pouco. Achei interessante seu blog Rosiane. Me fez entrar, parar, sentar e até "tomar um cafezinho"(me deliciar com algumas leituras), rsrs. E agora sigo contigo. Fiquei feliz em saber que você também está me seguindo.É tanto que dediquei um postagem a ti.(Afinal de contas dizem que os primeiros seguidores a gente nunca esquece, rs) Achei super valido encontrar seu blog, pois o meu tem um caráter um pouco semelhante.(Mas ainda é bebê, é principiante)Espero que continue acompanhando o crescimento dele.
    P.S: 'Boa reflexão da postagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Kim Kardashian na capa da ‘Harper’s Bazaar’

SP Fashion Week N44: Osklen

Sandálias da Ipanema ganham novas cores

Conheça os danos da maquiagem vencida