Postagens

Mostrando postagens de Março, 2010

O Grito do Silêncio

Imagem
Por Rosiane Braga Foto: Divulgação

De sapatos engraxados, calça de linho fino, camisa de mangas compridas, gravata que combina e cabelo sempre no gel. Este era o traje diário do Sr. Malaquias, o gerente de uma concessionária de carros. Por trás da imagem de autêntico e carrasco estava à figura de um homem que assediava suas secretárias. De Senhores Malaquias o mercado de trabalho está cheio.
Na maioria dos casos como esse, as situações são parecidas. Os chefes cientes da competitividade do mercado utilizam argumentos que subordinam as funcionárias, obrigando-as ao silêncio. Em alguns casos as trabalhadoras são expostas a circunstâncias humilhantes e constrangedoras durante a jornada de trabalho.
Como conseqüência, elas perdem a estabilidade com o ambiente e a organização, forçando-as a abdicar do emprego. O assédio moral no trabalho não é um fato isolado, sua prática é freqüente. A vítima deve resistir; anotar a vexação e dar visibilidade ao fato, recorrer aos colegas de trabalho, pr…

Quarto cor-de-rosa!

Imagem
Por Rosiane Braga
Foto: Anabel Lee

Por mais que seja difícil de controlar a nossa própria mente eu vejo o nosso consciente como um quarto cor-de-rosa. O consciente é a parte onde realmente vivemos e entretemos. E rosa não é porque é a minha cor preferida, mas com essa cor dá um toque de feminilidade. Debaixo da cama é onde colocamos todos os nossos problemas. Queremos fugir deles, mas sempre um te pega pelo pé quando a vassoura demora passar por lá.
As pessoas que amontoam as roupas no guarda roupa são aquelas que esbarram a todo tempo com as lembranças, sejam elas boas ou ruins. Porque todas às vezes que você vai abri-lo elas caem em cima de você. Com as gavetas você tem o poder da escolha. Nelas você encontra a auto-estima, adrenalina, amizades, família e a saudade. São coisas que possuiremos sempre, basta saber a melhor maneira de recorrer a elas ou utilizá-las.
O calceiro é a parte que se pendura os amores. Tem uns que ficam lá para sempre, geralmente são aqueles que deixaram mág…

Saindo da rotina

Imagem
Por Rosiane Braga
Foto: Hugo

Neste mundo existem pessoas e PESSOAS. Aquelas que vivem de linhas traçadas e com hora marcada e outras que fogem do relógio e se perdem do tempo. A maior dificuldade de um ser humano é tentar fazer uma análise do modo de vida dos outros. Tudo que é do outro é bom ou poderia ser melhor! Mas na verdade .... na verdade... eu vou deixar a sua cabeça tirar aquelas conclusões!
A luz que passa pela janela indica a força daquele que ilumina os dias. A casa tem forma retangular com uma porta com formato de joaninha. A estrada que fica bem ali era de cascalho solto, aquele que quando a carroça passa, faz um teck, teck. O pêlo das ovelhas que ficam em torno da casa é cor-de-rosa. Até os animais estão na moda, da cor do esmalte rosa chiclete da modelo da TV.
Atrás do casebre tem um pomar; debaixo das árvores a semelhança é com as piscinas de bolinhas coloridas, aquelas das festas infantis. Os meninos descalços formam uma fila indiana e por aquela estrada puxam um c…

Tranquility!

Imagem
Por Rosiane Braga
Foto: Nelson Silva

Vamos lembrar-nos dos segredos! Desvendá-los é o que todos gostariam de fazer. Tentar libertar dos desejos de um dia ser uma abelhinha para descobrir o que se passa na cabeça dos outros é imprescindível. A interrogação surge quando tentamos voltar atrás e imaginar como seria se diversas situações que pontuamos com um ponto final fosse apenas colocado uma vírgula.
Daí surgi o ditado que leite derramado não volta mais. Mesmo que as pessoas estejam distantes as lembranças não saem da memória. O fato de irem e virem não são empecilho para continuar. A distância dos pais, a saudade da irmã, o amor que não era seu, a conversa mal interpretada, o bilhete jogado fora e o bolo que você não comeu. Passou!
As coisas acontecem sem ter hora marcada, mas quando vêm à saudade não dá para arrancá-la e jogar fora. A saudade do que você não viveu e a pior de todas porque essa é aquela saudade enfeitada com balões coloridos e flores no caminho. De que tudo poderia …

Riso e Rosa

Imagem
Por Rosiane Braga
Foto: Polly Costa

Demonstrar pensamentos através de palavras nem sempre é superficial. Poucos são os que conseguem desvendar o que está nas entrelinhas. Se é que elas existem! É importante ter consciência do pensar e “falar”. Os grandes pensadores nem sempre foram desvendados. O que se sabe é que remetem alguma coisa ideologicamente ou não.
O complexo e abstrato cheira o novo. Consegue sentir? Emoções não podem ser descobertas apenas pelo que se vê e que na verdade nada se sente. Sonhar faz a vida mais feliz! Se definir estas palavras como viajem neurótica ou simbologia de um ser, já não consegue desvendar os profundos signos.
Um olhar 43, às vezes faz a diferença! Ah, ironia? Não, Não! Pra que explicar se não existe perigo. Seja como for e será. Mesmo se as estrelas começassem a cair não fará modificações para certas situações cíclicas e inevitáveis. Eiiii, as estrelas não são exagero para o que realmente está fora de controle!
Tentar entender o que a foto de um t…

Bolhas de sabão!

Imagem
Por Rosiane Braga
Foto: Emi Gonzelez

É estranho começar um texto e dizer que a vida é cheia de surpresas. Mas era assim que eu gostaria de começar. Enfrentar os obstáculos com sabedoria está tão distante de uma realidade que parece óbvia. Você olha para o relógio e o ponteiro não para, a vida vai passando e a gente não vê. Não é necessário seguir o que a sociedade determina para ser feliz. Humm, talvez isso seja o diferencial!
A motivação é traiçoeira e o ser humano também! Vestir uma roupa rosa porque está na moda nem sempre nos faz sentir bem. Os dias de domingo são monótonos? Faça você à diferença. Utilize recursos para atingir os objetivos. Ouse! O interessante e ser diferente quando todos seguem o padrão. Seja diferente, mas seja você mesmo. Difícil? Não.
Eu adoro imaginar a vida como as bolhas de sabão. Você as cria! Sopra e elas vem e vão. As cores são as surpresas! Boas e ruins. E quando estouram quando não gostaríamos? Situação fora de controle,,, Existe? Sempre! Jogo de cin…

Dia Internacional da Mulher ( II)

Imagem
Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Que chora e que ri
Mulher que sonha...
Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...
Para você, Mulher tão especial...
Feliz Dia Internacional da Mulher!

Dia Internacional da Mulher ( I )

Imagem
Por Rosiane Braga Foto: Marta Ferreira

Depois de um tempo ausente não podia deixar de vir aqui cumprimentar as queridas mulheres pelo nosso dia! No ano em que comemoramos o centenário desta data diversas coisas podem ser apontadas como conquistas que por até pouco tempo eram exclusivas aos homens. Muito ainda pode ser feito, se por um lado somos a maioria nas universidades do outro estamos ocupando áreas menos valorizadas no mercado.
Precisamos provar que somos capazes! Sabe-se que o objetivo desta data não é apenas comemorar. No dia de hoje realizam-se conferências, debates e reuniões com o intuito de discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher.
Diversas datas e acontecimentos marcam o surgimento do Dia Internacional da Mulher. Mas foi durante a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em Compenhague, Dinamarca, em 1910, que a socialista alemã Clara Zetkin …