Postagens

Mostrando postagens de Agosto, 2010

De qual injustiça se fala?

Imagem
Por Rosiane Braga
Fotos: CMI Brasil/ Késsia Faria

Em uma das minhas andanças por esse mundo conectado por redes, mencionaram que hoje, dia 23 de agosto é o dia para ser lembrado como um dia contra a injustiça. Fiz uma minuciosa análise e recorri aos contextos históricos, mas não encontrei o que fez este dia ser associado ao fato. INJUSTIÇA! Palavra que sempre invade nossos ouvidos, por suposto desabafo ou argumento de escape. É complicado avaliar situações sem saber o “porque”! Pra isso servem os “contestadores de motivos”, que atuam em várias profissões.
Mas o que é mesmo injustiça? O senso comum às vezes nos responde melhor as situações, do que estudos etimológicos e científicos. Não acha? Praticar generosidade inibe a injustiça. O homem que rouba, explora e oprime, pratica injustiça. Pra se livrar disso existem os recursos materiais, confiança de si mesmo e fugir do medo. E a tal da impunidade? Somente pessoas habilitadas podem punir! Sempre os argumentos apresentados são suficientes…

Dia dos Pais!

Imagem
Por Rosiane Braga
Fotos: Neris Luiz/ Susan Marques

Um saudoso e apertado abraço a todos os pais pelo seu dia! Hoje realmente admito a minha dificuldade de aproveitar deste espaço para descrever o amor que sinto pelo meu melhor amigo. O dia dos pais é um dia em que sentimos a grande necessidade de estar perto deles, para sentirmos sua presença calorosa. Como é bom em um almoço de domingo manifestarmos nossa imensa alegria e expressarmos como nos sentimos felizes e agradecidos por sempre contarmos com eles.
Se tiver a oportunidade não deixe de demonstrar o seu amor por aquele que te deseja sempre o melhor. Talvez o melhor dia para relevar todas as desavenças e deixar com que os sentimentos falem mais alto. Mesmo distante um telefonema pode fazer uma grande diferença. Para aqueles que os pais já partiram, lembre-se que eles estão em um lugar melhor que nós. Ore por eles!
Muitas vezes deixamos passar coisas simples como um caloroso abraço. Não devemos esquecer também daqueles que exerce…

Lei Maria da Penha (4 anos)!

Imagem
Por Rosiane Braga
Fotos: Bill Designer/ Xanadu

Neste sábado a Lei Maria da Penha completou quatro anos. A muito que comemorar desde que a lei 11.340/06 foi sancionada. A lei alterou o código penal ao punir mais severamente agressores, que hoje podem ser presos em flagrante ou terem prisão preventiva decretada. O lamentável é que esta lei só foi decretada após uma denúncia real de violência doméstica e depois de o caso ter sido formalizado junto à Comissão Interamericana de Diretos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos). Entre as inovações legais está a impossibilidade de a vítima retirar a queixa de agressão, a menos que isso seja feito perante o juiz.
Há várias situações que ainda precisam ser analisadas. Ainda existem circunstâncias em que podem ser apontadas falhas no poder público. No post violência contra a mulher, citei um exemplo claro de uma situação equivocada exemplificada no caso de Eliza Samudio. Mesmo assim muita coisa mudou, e isto deve mesmo ser lembrado …

“Atores Políticos” x Participação Social!

Imagem
Por Rosiane Braga
Fotos: Luís Valadares/ Beatriz

No Brasil, algumas pessoas aguardam ansiosas a chegada do período eleitoral como se esperassem a estréia de um tão divulgado filme, em que várias são as suposições para o desfecho. Campanha eleitoral é mesmo um ótimo período para destacar peças e descobrir os melhores em atuação. Cada caminhada revela surpresas e táticas para aumento de popularidade e aceitação perante aos seus “telespectadores”. Especialistas declaram que em ano de eleição é considerada a época de maior movimentação financeira. Será por quê?
Aos grandes simpatizantes destas pessoas que se envolvem com a tentadora e traiçoeira política, que fique bem claro que quando me refiro aos participantes da política não enquadro em julgá-los como pessoas, mas a análise parte do pressuposto a partir de quando esses determinados indivíduos se tornam candidatos. Não importa se o candidato A é irmão da diretora da escola ou se o candidato B, doa todos os dias alimentos para a creche…