SOS Meio Ambiente

Por Rosiane Braga
Fotos: Retiradas do Google.com

Hoje é dia Mundial do Meio Ambiente, mas eu te pergunto o que temos a comemorar? Eu poderia escrever um texto complexo e ao mesmo tempo real, mostrando os riscos que o planeta corre e que talvez você esteja cansado de saber. Mas hoje ninguém fala em problemas, o assunto em foco são as medidas adotadas para conter o aquecimento global; recordam do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que foi estabelecido pelo Protocolo de Kyoto; fazem campanhas para as empresas do mercado voluntário; desenterram o denominado acordo Pós-Kyoto, dentre outros. Se alguém desconhece algo que eu citei aqui no blog não se preocupe, hoje o que não vai faltar são páginas esclarecendo todos esses fatores.

Em muitos países, dos 365 dias do ano, apenas o dia 5 de junho é destinado a palestras, campanhas educativas e documentários com o propósito de despertar as pessoas para a questão Mundial. E já vou logo adiantando que como hoje é domingo, alguns fingem que esqueceram a data e a situação talvez vá ser discutida no ano vindouro, na segunda-feira. Como não está ao nosso alcance resolver todo o problema, você sabe que pode dar a sua contribuição. Preservação do Meio Ambiente começa em casa! Se você conseguiu ler este texto até aqui é possível que você seja capaz ou talvez já realize de alguma forma conscientização ambiental. Muitas vezes, este tipo de assunto é considerado muito chato para as pessoas. Inclusive, seres humanos que poderão sofrer as consequências.

Como grande parte da população Mundial vive nas cidades, temos que ter uma preocupação maior em relação ao Meio Ambiente nas áreas urbanas. O foco é necessário e urgente devido à degradação ambiental e a baixa qualidade de vida de uma grande parcela da população. Atitudes simples e muitas vezes desconhecidas podem mudar as coisas. As pessoas que fazem investimentos em bancos podem pedir ao gerente da agência para aplicar o dinheiro em investimentos socialmente responsáveis, que são feitos em empresas ecológicas e corretas.

É engraçado como os indivíduos veêm as dicas como um blá,blá, blá, mas muitos não imaginam a diferença que elas fazem. Por que não usar a escada em vez do elevador? Carregue sua própria garrafa de água para o trabalho, você pode evitar o enorme desperdício de copos plásticos descartáveis. Ler algo no computador, ao invés de imprimir, gera uma economia de tinta, energia e papel. Impressões frente e verso ajudam e a utilização dos rascunhos, também. O óleo de frituras que é despejado na pia polui os mananciais de água, hoje em dia existem instituições que faz biodiesel e sabão com ele, como exemplo do Instituto Triângulo.

Leia também

O chuveiro é um dos principais consumidores de energia da casa; desligue os aparelhos da tomada, mesmo em stand-by, eles consomem energia; use a vassoura para limpar a calçada, em vez da mangueira; troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes; aposente a secadora e use o varal para secar as roupas; escolha eletrodomésticos com o selo do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), eles são eficientes, ou seja, gastam o mínimo de energia necessário. E eu poderia continuar citando, várias medidas que ao serem feitas de alguma forma contribuiria para bolso, corpo, sociedade e mundo.

Analisar atitudes do Meio Ambiente demanda tempo, discursos, possivelmente escreveríamos livros sobre o assunto e infelizmente tenho medo de saber o ponto que os problemas ambientais irão atingir. As pessoas acreditam que falar de Meio Ambiente é apenas ganhar privilégios com a visão de sustentabilidade. Tente questionar se sabem o que isso significa? O ideal não é querer tentar mudar a posição do mundo, mas a visão que os seres têm das coisas. Pode ser que não estaremos vivos para sofrer consequências maiores, mas não é por isso que não devemos nos preocupar! O que nunca deve ter passado pela sua cabeça é que alguém gerado por você vai sofrer os efeitos. Será que vão ter água para beber?


Preservar é preciso!
Uma boa semana a todos ;)

Comentários

  1. para o nosso povo no mundo não tem falta de água, deixe-nos ser o mesmo que preservar o meio ambiente, não deixe que os terrenos baldios, principalmente as culturas de sequeiro é uma árvore, porque as árvores podem pôr fim ao fluxo de água da chuva, suas folhas para pegar o vapor de água no ar, além da árvore também produzem oxigênio como uma necessidade de nossas vidas. porque foi graças à árvore e que criou a árvore. Eu me tornei um seguidor você, porque eu amo as pessoas que amam o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. a grave questão é cada pessoa espera que o outro faça a parte dele pra ajudar o planeta e a sua que é bom...

    ResponderExcluir
  3. Tens razão: só no dia mundial, internacional, nacional...seja do que fôr, é que é um Deus nos acuda!
    E nos outros 364 dias do ano? Reina o esquecimento! Assim, não vamos a lado nenhum... e nós sabemos disso mas, ás vezes, sentimo-nos impotentes para conter a avalanche de tanto que é precido preservar!
    Gostei desta tua crónica.
    beijo e bom fds.
    Graça

    ResponderExcluir
  4. Estou participando de um concurso literário e preciso de votos. É simples. Se você tiver facebook entre na sua conta e acesse este link:
    http://www.conteconnosco.com/trabalho-detalhe.php?id=622

    Daí é só logar na página do lado direito no topo "login with facebook" e votar no botão vermelho abaixo da foto. Para ir ao texto vai na categoria escrita, na segunda página. O texto é M. de Ricardo Barbosa.

    Conto com sua ajuda!

    Pode votar todos os dias até o final de julho, você também concorre a prêmios.

    ResponderExcluir
  5. Nadie debería cansarse de hablar y debatir sobre este tema.
    Salud

    ResponderExcluir
  6. Muito importante você abordar esse assunto!

    Meio ambiente... Assunto figurinha (repetida) que a gente vê todos os dias por ai:
    “Salvem o planeta!”
    “Aquecimento ou resfriamento global”
    Inferno global... Puta merda! As pessoas esquecem que o MEIO AMBIENTE, começa, a partir dos seus hábitos diários, isso sim interfere lá fora, onde seus olhos ou seu nariz ou seu pulmão alcança... Porque quem vai sofrer as conseqüências além da flora e fauna, somos nós... Seres humanos? Isso eu já não sei... É uma bola de neve... É só usar a lógica biológica matemática.

    Ambiente poluído => Vai interferir no ar=> que um “humano” vai inspirar=> logo seu pulmão vai absolver=> E como não consegue filtrar totalmente o “ar poluído inspirado” vai jogar pro sangue que vai se tornar ácido=> Logo seus órgãos vão ser afetados => vai faltar ar limpo pros seus órgãos e eles entraram em necrose=> morte do tecido... Fato! Ai como diz meu professor, manda pro JAZ!
    Estou seguindo, se puder retribuir, ficarei grata :)

    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela visita!
    Abraço carinhoso ;)

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente a natureza vai continuar a pedir socorro.
    E se não fazer nada.
    Quem pedirá socorro é a gente.
    Isso se der tempo!

    Parabens pelo blog

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Farm lança coleção com pegada oriental

Casa de Criadores: Alex Kazuo (outono-inverno 2017)

Gig Couture lança parceria com a C&A

As novas calças customizadas da Levi´s