Um causo em vorta da fogueira!

Oi gente, eu demoro vim aqui, mas hoje me deu uma sordade dôceis. E eu tô toda animadinha, porque aqui na minha terra tem umas festas de quadria com um povo muito bão e com esse friozinho ai que o trem fica mió ainda. Mais eu vô conta um causo pro ceis.

Por Rosiane Braga
Fotos: Retiradas do Google.com

Tinha um homê chamado Tobi que há muitos anos cuidava da terra do João. Só que o tal do João era muito ruim e colocava umas ideia isquisita na cabeça. Ele encuco que o Tobi ia tomar a terra dele e colocou o pobre coitado pra fora da terra. Só que o Tobi muito desconsolado pediu até pelo amor de Deus pra deixa sua muié e seu filho viver lá, porque não tinham pra onde ir. O Tobi rodeava a terra dia e noite. Um dia o Tobi cismo que não podia morrer sem casar o único filho dele, o Tobias. Um conhecido de Tobi, um tal de Zé das cobras, que era chamado por esse nome porque matava as cobras na mão mesmo, foi morar na terra do João e cuidar dela no lugar do Tobi. Ele convenceu o João a deixar o Tobi entrar lá, só pra pegar o coitado do minino e ajeitar esse casório.

Lá do outro lado da serra tinha um tar de Joaquinzão, pensa nun homê grande, que tinha uma fia conhecida como Maria trupica. Sê não a de ver que a Maria vivia trupicano pelo quintar. Foi o coitado do Tobi arrastando o Tobias, bate lá na casa do Joaquinzão pra mode ajeitá o casamento dos dois. O Tobi começô a conversa com o Joaquinzão e quando ele contou que a Maria trupica era viúva sete vez, o Tobias arregalô os zoio. “Meu caro amigo Joaquinzão, o que acontece com os marido da sua fia que rapidin vira falecido?”, perguntou o Tobi. O Joaquinzão meio sem jeito falô assim: “Uai sô, eu não entendo não, eles entra lá pra dentro do quarto pra consuma o casamento e dá um escurão, que os coitado cai duro no chão”.

O minino Tobias saiu coçano a cabeça lá de dentro da sala e não sabia o que fazê. Tava com medo de casar com a Maria trupica e rapidin falecê. Ele começô a andar ao redô da casa quando viu um homê novo, andando pela estrada. Ele chamô e pergunto pro homê se ele já tinha ouvido fala e sabia do motivo das mortes dos marido da Maria trupica. O rapaiz todo educado falô pro Tobias que era um enviado de Deus que vinha pra ajeitá esse casório. Ocê mata um animar e oferece ele pra uma família pobre, mas guarda o coração. Quando chegâ de noite na hora que ocê tive na frente da Maria, ocê coloca o coração pra queima prô chero espantâ esse demônio e ele não te matá. O Tobias ouviu com atenção e vorto pra casa do Joaquinzão com um sorrisão. Ocêis ajeita logo essa festa que eu to decidido a me casar. Maria trupica toda desolada já começô a pular de aligria. Quando chegou no dia da festa, o Tobias não esperô ela neim cabar e foi logo pro quarto com a Maria que não parava de trupicar. O Joaquinzão já tinha ido pro quintar furar a cova do minino. O Tobias pegô o coração e colocô pra queimar e quando o demônio apareceu de noite começou a engasgar. 

No outro dia cedo, a Maria trupica levantou e o povo tava tudo esperando a notícia da morte do minino. Quando a Maria apareceu, foi logo contar que o marido não morreu e que ainda por cima tinha parado de trupicar. O povo tão feliz começô a festar! Tobias feliz com o casório pegou a Maria, que já não tropicava mais, e foi com o seu pai na terra do João. O João que era muito mal ficou comovido com a história e deixou todos eles ficar. A mãe do minino sorridente contou pra eles muito contente que o tal do anjo Rafael foi na casa dela na noite passada e contou que o minino ia se salvar. Ô minino bão soh! Não a de vê que o coitado não morreu....





Comentários

  1. A magia do mês de junho,


    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. .

    Muito bem narrado, parece que eu
    estava nesse arraial ouvindo você
    falar.

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir
  3. Olá querida adorei seu blog, adoraria receber sua visita em meu blog e se gostar por favor siga-me.
    Bjinhos muito obrigada!

    http://unhasdadanny.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Nayara e cheguei até vc através do Blog Catia Bosso Poesias. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir um blog do meu amigo Fabrício, que eu acho super interessante, a Narroterapia. Sabe como é, né? Quem escreve precisa de outro alguém do outro lado. Além disso, sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. A Narroterapia está se aprimorando, e com os comentários sinceros podemos nos nortear melhor. Divulgar não é tb nenhuma heresia, haja vista que no meio literário isso faz diferença na distribuição de um livro. Muitos autores divulgam seu trabalho até na televisão. Escrever é possível, divulgar é preciso! (rs) Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs





    Narroterapia:

    Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.



    Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.

    http://narroterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Después de aplicar el traductor, pude al fin leerla, je, muy bueno el ritmo narrativo, y mejor final.
    Vuelvo, Beso

    ResponderExcluir
  6. Gente, feliz dimais docêis vim aqui uai!
    Beijokas

    ResponderExcluir
  7. olá! eu sou a maria helena do dollsfashionistas.blogspot.com beijinhos ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adidas lança filme inspirado em obras famosas

‘Vanity Fair’ e as estrelas de Hollywood

Lana Del Rey na capa da ‘V Magazine’

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Ensaio nu de Madonna aos 20 anos é divulgado