Num reino distante...


Por Rosiane Braga
Fotos: Retiradas do Google.com

Em situações que imagens falam mais que palavras ainda é possível transmitir a indignação, aos soberanos que são capazes de tamanha crueldade para continuar com o poderio em ascensão. Um poder de transmissão, por meio da propagação da verdadeira situação, e que muitos desconhecem. Talvez seja ilusória a ideia de algum dia poderemos mudar a cena que sempre se repete com agravantes.

No continente que há pouco tempo foi palco do maior Campeonato Mundial e que para muitos desmistificou a ideia de autêntica pobreza, com a receptividade de um povo trabalhador e “feliz”, o seu povo também passa por um estado, que segundo a ONU é o pior da região em 60 anos. Dois países que podem ser encontrados por uma linha transversal no mapa e em que há um ano atrás não era tão mencionado.

A alusão da Copa do Mundo que foi realizada na África do Sul no ano passado é apenas um exemplo de que quando os tais soberanos querem, conseguem camuflar o que todos já sabiam e que neste caso foi por uma ideologia nacional. No tão compreensível senso comum, “tapar o sol com a peneira”. Neste caso questiona-se porque o Mundo não consegue se unir para amenizar o problema da crise de fome naquele país?

A Somália é conhecida por ser um dos países mais corruptos do mundo! Concordo com outras manifestações publicadas na mídia de que todas as partes do conflito da Somália são responsáveis pela crise que o país passa. ONGs de defesa dos direitos humanos estão pedindo aos grupos que cessem imediatamente os abusos contra a população. O que realmente queremos é a garantia desse povo ao acesso a ajuda e à liberdade de movimento de quem está fugindo do conflito e da seca.

Os abusos pelo movimento de resistência de Al Shabab e das forças governistas só multiplicaram o sofrimento desse povo. Uma das ONGs que trabalha por melhores condições aos somalis, a Human Rights Watch (HRW), revelou que não culpa apenas o governo transitório somali - que conta com respaldo internacional - e o grupo islâmico radical Al Shabab, vinculado à Al Qaeda, mas também assinala como responsáveis os militares da Missão da União Africana na Somália (Amisom).

Dentre tantos “nomes” sabemos da dificuldade de um intercessor conseguir acordos instantâneos de paz na Somália. Por ser um lugar tão distante acreditamos que nunca seremos vítimas de tal condição, mas devemos estar conscientes do que podemos passar se desrespeitarmos as regras sociais e políticas estabelecidas. Devemos pedir por aqueles que brigam.... por aqueles que brigam por um pedaço de comida.

Na História

A Somália vive em uma permanente guerra civil e carece de um governo efetivo desde 1991, quando o ditador Mohammed Siad Barre foi derrubado, o que deixou o país nas mãos de senhores da guerra tribais, milícias islâmicas e bandos de delinquentes armados.

Comentários

  1. Olhando as imagens, vejo o quanto sou pequena,


    Bjkas

    ResponderExcluir
  2. E existe...
    Um grande bj querida amiga

    ResponderExcluir
  3. Passando pra dar um alo.
    Aguardando novas postagens.

    Curte minha pagina la no facebook, por favor
    http://www.facebook.com/loucoepolemico

    ResponderExcluir
  4. Não há tristeza maior do que saber que o ser humano pode chegar a esse grau de degradação e abandono sob as vistas de um mundo voltado para o próprio umbigo. Como é possível que em 2011 crianças morram a mingua cobertas de moscas como lixo e nada seja feito? Os fracassados não são eles; eles são o resultado do fracasso de todos nós como animais racionais dotados de sentimentos e livre arbítrio.
    Peço um minuto de silêncio... não para eles mas para nós, o resto do mundo.
    Seu blog é coisa séria.
    Beijokas.
    Seguindo...

    ResponderExcluir
  5. Roseane!
    O mundo em que vivemos, está numa situação
    terrivel né, o Homen tem e precisa refleir muito, só tende a piorar infelizmente,
    Sua responsabilidade com a Natureza é bela!
    Parabéns!
    Adriano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Adidas lança filme inspirado em obras famosas

Produtos infantis inspirados em Dory

Pantone anuncia a cor de 2017

Super Bonder no esmalte faz unhas durarem mais