Meio Ambiente: Água x Fogo

Por Rosiane Braga
Fotos: Retiradas do Google.com
Rosanne D´Agostino/G1

O dia 11 de setembro é um dia memorável para o Mundo. Enquanto pessoas de todo o planeta prestam tributo às vítimas do atentado ocorrido há dez anos na mesma data, os americanos relevam por um dia, a crise econômica atual e os brasileiros sofrem com as alterações climáticas. Essas mudanças têm provocado a intensificação de fenômenos naturais como enchentes, deslizamentos de terra, desmoronamentos e secas. Os incêndios florestais já atingiram 17 unidades de conservação em todo o país. Enquanto o Centro-Oeste sofre com o tempo seco e até quatro meses sem chuva, os temporais castigam Santa Catarina. 



Todos nós sabemos que em meio ao desejo de conquistas pessoais e financeiras, característica generalizada do homem, associa-se os problemas das devastações que impulsionaram os fenômenos naturais em “fúria”. Os problemas ambientais e consequentemente econômicos e sociais provocados pela mão humana não é segredo para ninguém. O povo não está vivendo entre a cruz e a espada, mas entre o fogo e a água. Aliás, uma pergunta que muito se ouve por aí, como o mundo irá acabar? A verdade, é que nós estamos acabando com ele e também sofrendo as consequências.

A ideia de que, o que homem faz agora será refletido na criação das futuras gerações não é mais tão válida. A natureza responde de imediato porque o homem agride de forma diária e devastadora. Se continuarmos sendo servos de uma sociedade capitalista e globalizada seremos também espelhos de uma geração que vai sofrer de forma mais agressiva as consequências. Cabe-nos a pergunta, do que poderia ser pior do que um povo que morre de sede e é levado pela águas. 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade divulgou hoje que o incêndio que desde quinta-feira (8) destrói a Floresta Nacional de Brasília já é considerado o maior da história da unidade de conservação. 85% da área da unidade foi destruída pelo fogo. No dia de hoje, que também se comemora o dia do cerrado, sabe-se que um dos principais biomas do país está em risco de extinção em Goiás. O Estado é um dos que mais sofre com temperaturas elevadas, umidade baixa e muitos focos de incêndio.


Enquanto isso, na parte baixa do mapa, 37 cidades em Santa Catarina estão em estado de emergência e nove em estado de calamidade. A população total afetada é de 920 mil. Devemos levar em conta que o Estado sofre com as inundações e estamos fora do período das chuvas. Também chove no Rio Grande do Sul, no Paraná e na região sul do Estado de São Paulo nos mesmos períodos, mas ninguém comenta porque os maiores danos são em Santa Catarina. O que muitos não sabem é que o Estado tem frequentado a lista dos maiores desmatadores.


Leia também:
SOS Meio Ambiente
Um olhar sobre a fumaça

As catástrofes naturais estão cada vez mais devastadoras nos últimos anos. Nada é motivador porque a tendência é só piorar. Poderia escrever linhas e linhas, discutir a situação do nosso Brasil demanda texto. A forma mais prática, econômica e eficiente de investirmos no meio ambiente é por meio da educação ambiental. São grandes os gargalos, mas grande também é a população desse país. Ainda insisto e digo que devemos lutar pela melhoria do Meio Ambiente que é uma questão que não é problema apenas de biólogos ou ambientalistas, mas de toda a sociedade.

Comentários

  1. Um blog pensante, rs... De onde tu és, Rosiane?

    ResponderExcluir
  2. As questões ambientais cada vez mais nos preocupam. Espero que a humanidade desperte para sua própria sobrevivência.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu blog, Rosiane!
    Pena que poucos estão conscientes de que "temos o mundo nas nossas mãos"...

    Mas gostei bastante do teu blog! Se puder me dar uma forcinha, estou começando um:
    http://psixani.blogspot.com/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rosiane, vi que aqui você trata sobre diversos temas, então acho que vai se interessar sobre Inclusão Social, tema geral de uma pesquisa que estou fazendo com uma equipe do colegial.
    Venha conferir nosso trabalho! Será um imenso prazer te receber por lá!

    Beijos.
    http://emjpcantinhoespecial.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Infelismente falta seriedade por parte dos governantes, dos educadores.., o homem também tem culpa... a humanidade está destruíndo seu próprio ambiente.
    Gostei do seu cantinho.
    Estarei por aqui mais vezes
    Beijos
    Giovanna

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcos Paulo,
    Obrigada pela visitinha...
    Escrevo de Goiás para esse conglomerado de redes!

    Maria Marluce,
    A intenção, acho que de todos nós é que realmente seja despertado esse interesse da humanidade.

    Oi psixani,
    É um prazer ter você aqui!
    Sigo-te também.

    Cynthia Brito,
    Inclusão social é um assunto é tanto.
    Infelizmente ainda são muitos os gargalos que
    o envolve. É um bom assunto a discutirmos por aqui. Estou seguindo sua página.

    Olá Giovanna,
    Obrigada pelo carinho, concordo
    plenamente com você, o complicado é que a
    resolução de muitos problemas está nas mãos
    dos nossos governantes.

    Beijo carinhoso a todos e um abraço amigo!

    ResponderExcluir
  7. Olá Rosiane!
    Estou visitando seu blog, e é 10 muito legal!
    Vc fala e mostra de tudo um pouco, gostei muito dos seus posts, da para
    ficar um tempão!

    Parabéns viu!

    Adriano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Kim Kardashian na capa da ‘Harper’s Bazaar’

SP Fashion Week N44: Osklen

Sandálias da Ipanema ganham novas cores

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Conheça os danos da maquiagem vencida