Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2011

A novela do Código Florestal

Por Rosiane Braga Fotos: Retiradas do Google.com
O Código Florestal é o que regulamenta a exploração de terra no Brasil. A elaboração dele durou mais de dois anos e foi feita por uma equipe de técnicos. No ano de 2011, temos em nosso país um Código Florestal de 1965, modificado por decretos e medidas provisórias. Com 46 anos de idade, o então código foi criado na época em que o Brasil era predominantemente ruralista e suas medidas não refletem a relação do meio ambiente com a agricultura. Há alguns meses, os nossos representantes discutem a elaboração do novo Código Florestal. Em maio deste ano, o novo Código Florestal aprovado pela Câmara dos Deputados foi considerado insuficiente para dar aos agricultores possibilidades de avanço na proteção ao meio ambiente e segurança jurídica. 
Na semana passada, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado concluiu a votação do novo Código Florestal. Presume-se que nesta semana a proposta seja votada em regime de urgência pelo plenário do Senado…

Instituição X Estudante

Por Rosiane Braga Fotos: Retiradas do Google.com
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na semana passada o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de ensino superior avaliadas em 2010. Para obtenção deste resultado o órgão leva em conta o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outros indicadores como qualidade do corpo docente e infraestrutura. Em geral apenas 8% das instituições avaliadas apresentaram resultados satisfatórios, o que demonstra deficiência no ensino superior do país. O processo avaliativo contou com 2.176 instituições entre faculdades, universidades e centros universitários. 
Após a divulgação do desempenho dos estudantes o MEC realiza um processo de supervisão nas universidades inclusas no quadro insatisfatório e as mesmas podem perder a autonomia para criar novos cursos, ter o congelamento de vagas ou até o descredenciamento. Isto mostra a importância deste resultado para as instituições de ensino e o que e…

Construir com segurança!

Por Rosiane Braga
Fotos: Retiradas do Google.com

Adquirir a casa própria está entre os sonhos da maioria dos brasileiros. E os índices revelam que desde o ano de 2010, as pessoas estão cada vez mais realizando este sonho. O setor da construção civil comemorou um balanço positivo que chegou a um crescimento de 11% e a previsão para este ano era de não perder o ritmo, com expansão de 6%. Apesar da crise, muitos brasileiros tentam driblar o orçamento para fugir do aluguel. Dados divulgados pela Caixa Econômica Federal mostram que no primeiro trimestre deste ano, foram assinados 226.381 contratos totalizando R$14,7 bilhões em financiamentos habitacionais. A agência destacou que o financiamento para material de construção apresentou um acréscimo de 18,2% no mesmo período, com um volume de R$ 1,3 bilhão contratados.

Os especialistas afirmam que o mercado imobiliário brasileiro chegou a um equilíbrio, mas não aconselham comprar imóvel com objetivo de vender e ganhar dinheiro. Como já foi …