Vote consciente!

Por Rosiane Braga
Imagens Retiradas do Google.com

O voto é a manifestação de vontade ou preferência que fazem os participantes de uma eleição ou assembleia, ou seja, uma declaração, que indica a opção de cada eleitor. Recorrendo aos contextos históricos, no Brasil a prática foi imposta pelos colonizadores lusitanos que tinham a tradição de elegerem seus administradores. De acordo com, Castelo Branco, no Conheça a história do voto no Brasil, os períodos: colonial e imperial foram marcados pelo chamado voto censitário e por episódios frequentes de fraudes eleitorais. Para quem não sabe, voto censitário é um voto com algum tipo de restrição de participação. Exemplificando, podemos ter voto censitário baseado na renda e baseado no sexo.

O autor ressalta que, o voto direto para presidente e vice-presidente só veio aparecer pela primeira vez na Constituição Republicana de 1891. Em 1932, a presença feminina, cada vez mais marcante, chegou às urnas. Nesse ano foi instituída uma nova legislação eleitoral e as mulheres conquistaram o direito ao voto. Em 2012, o Tribunal Superior Eleitoral estima que 140 milhões de eleitores compareçam às urnas neste domingo (7) para escolher entre 480 mil candidatos.

A um dia de “exercer a democracia”, os candidatos ainda podem divulgar suas candidaturas por meio de comícios, carreatas, caminhadas, passeatas e bandeiras, além de cavaletes, bonecos, estandartes, flâmulas e faixas móveis. Você que está indeciso, poderá analisar propostas e ainda escolher em quem vai votar. 

Neste domingo, as propagandas em placas, faixas e cartazes devem ser retiradas quando instaladas na parte externa de imóveis particulares localizados a uma distância de até 50 metros de cada local de votação. O candidato e responsável pelo local que não seguir as regras ficarão sujeitos a multa. Os eleitores também podem fiscalizar os atos irregulares e denunciar nos postos de apoio da Justiça Eleitoral em sua cidade.

Por mais que todos nós estamos desiludidos com os governantes, que nos surpreendem a cada dia com suas trapaças e esquemas de corrupção não se deve fraudar o seu voto como moeda sem valor. Fique atento ao marketing que candidatos aplicam capaz de torná-los os melhores de todos. O certo é analisar com cautela se as propostas realmente serão válidas e possíveis de serem realizadas. 

Votar é um direito seu! Apesar de o voto no Brasil ser obrigatório, ele contribui para elegermos uma pessoa de forma legal. É muito importante que você eleitor vote visando à possibilidade de melhoria e o voto justo e incorruptível é uma boa maneira de diminuir a quantidade de pessoas subornadas e compradas ilegalmente, por isso vote consciente!

Comentários

  1. OI ROSIANE,
    PARA VOCÊ COM CARINHO:
    RECEBI UM CARINHOSO PRÊMIO DO MEU AMIGO IRIVAN (MARQUECOMX): O PRÊMIO DARDOS.
    QUERO COMPARTILHAR MINHA SATISFAÇÃO LHE OFERECENDO TAMBÉM ESSE MESMO PRÊMIO, POIS CONSIDERO O SEU BLOG MERECEDOR PELA RELEVANTE QUALIDADE DE SUAS POSTAGENS VALORIZANDO AINDA MAIS O SEU TRABALHO.
    LEIA A ORIGEM DESSE PRÊMIO (O LINK ESTÁ EM BLOG).
    UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SP Fashion Week N44: Osklen

Sandálias da Ipanema ganham novas cores

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Conheça os danos da maquiagem vencida

Vestidos elegantes na cor preta, a partir de R$69,90