Surpresa

Não contavam com a minha astúcia.  Ah!, A famosa frase do personagem mexicano Chapolin Colorado é uma boa resposta dada pela comissão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no que se diz respeito ao tema da redação da prova deste ano: movimento imigratório para o Brasil no século 21. O tema frustrou grande parte dos candidatos e até professores de cursinhos. Antes da prova, meio ambiente e política lideravam a bolsa de apostas. Os inscritos esperavam Copa do Mundo, Lei de Cotas, Mensalão, Rio+20 e até o esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira, assunto muito comentado neste ano.

Mas,,,,,, Muitos reclamaram.... No material de apoio à redação, os estudantes encontravam um texto do site da Polícia Federal sobre a imigração ilegal de haitianos. Outro texto, extraído do site do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), falava da vinda de bolivianos para o Brasil. No enunciado da redação, a prova dava informações sobre o processo imigratório nos séculos 19 e 20. Citava a importância dos estrangeiros para a nossa economia, especialmente após a chegada de trabalhadores qualificados para as plantações de café.

Nesta segunda-feira (5), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu o tema da redação do Enem aplicada neste domingo (4). De acordo com ele, a sua comissão competente considerou dentre tantas sugestões, este o tema mais adequado. Mercadante acrescentou que, ao longo das questões, a prova trazia exemplos que ajudavam na reflexão sobre o tema da redação. Pelos murmúrios, após a avaliação, já se sabe que muitos se deram mal por causa da redação. Vamos esperar os comentários após o dia 28 de dezembro, quando for divulgado o resultado.

O Enem deste ano registrou abstenção de 27,9% dos participantes. Ao todo, compareceram 4,1 milhões de alunos nos 15.076 locais de provas localizados em 1.615 municípios.

“Sábio é o homem que conhece alguma coisa sobre tudo; e tudo sobre alguma coisa. O mais sábio é aquele que estuda como se fosse viver eternamente, e vive como se fosse morrer amanhã".(Anônimo)

Comentários

  1. Obrigada pela visita e por seguir linda :D
    Já estou seguindo tbm, beijos volte sempre ;*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adidas lança filme inspirado em obras famosas

‘Vanity Fair’ e as estrelas de Hollywood

Lana Del Rey na capa da ‘V Magazine’

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Ensaio nu de Madonna aos 20 anos é divulgado