Para ficar na história

Tim-Tim! Ouvi assustada o trincado na taça, 2011 se foi e 2012 já se iniciava.. Aplausos, abraços, fogos de artifício, sorrisos, cochichos, simpatias e o medo do fim do mundo. Um ano memorável marcado por situações inéditas que ficaram cravadas em um contexto histórico firmado por transformações que remetem a evolução humana. Mas também como as primeiras páginas de um diário anual, em análise a semelhança dos fatos descritos, quando se inicia um novo calendário aparecem os homens juntando moedas para conseguir ordenar as finanças que superaram o décimo terceiro salário, devido a viagens, gastos de ceias e presentes de natal.  Ano novo, situação inicial rotineira.... Renasce a figura da mulata, com samba no pé e tinta marcando a silhuetas da mulher. Na tela da TV no meio desse povo, a gente vai se ver... piiiiiiiiiiii.

Pela primeira vez no Brasil, as travestis estiveram entre o público-alvo da campanha contra a Aids no Carnaval. No mesmo mês, o ator Jean Dujardin sobe no palco da cerimônia do Oscar com o cãozinho Uggie, depois de "O Artista" vencer o prêmio de melhor filme. Dando voltas ao mundo, em junho na praça Tahrir, no Cairo, simpatizantes da Irmandade Muçulmana comemoram anúncio da vitória de Mohamed Mursi, declarado o primeiro presidente eleito do Egito desde a queda do regime de Hosni Mubarak. No mês das férias, a imagem mostra a simulação de uma colisão de partículas pelo Cern (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear). O laboratório anunciou a descoberta de uma nova partícula que pode ser o procurado bosón de Higgs, que ganhou o apelido de "partícula de Deus". Como bem dizem os fervorosos pelo timão, Vai lá Curinthians! Jogadores do time comemoram o título, inédito durante 101 anos de história do clube, da conquista da Taça Libertadores da América.

A legislação não ficou de fora, após dez anos de sua criação, o Tribunal Penal Internacional (TPI) condenou pela primeira vez um acusado por crimes de guerra. O ex-chefe de milícia congolês Thomas Lubanga. Para todos verem, o polvo-gigante-do-pacífico é exposto no aquário de Blankenberge, na Bélgica. Também ficou para a história o sul-africano Oscar Pistorius. Ele se tornou o primeiro atleta biamputado a participar dos Jogos Olímpicos, disputando na Olimpíada de Londres os 400 m individual e o revezamento 4 x 400 m. Em 14 de agosto, ex-presos políticos realizam ato público pedindo a condenação do coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra em frente ao Tribunal de Justiça de São Paulo (SP). É a primeira vez desde a redemocratização do país que a Justiça aceita abrir um processo criminal contra militares acusados de atuarem como agentes da repressão à época da ditadura militar. 

Também pela primeira vez, os eleitores puderam saber o nome de empresas e pessoas físicas que fizeram doações às campanhas políticas, assim como o valor doado, antes do dia da votação. A divulgação da lista de doadores pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) obedeceu o cumprimento da Lei de Acesso à Informação. Além disso, esta foi à primeira eleição em que foi aplicada a Lei da Ficha Limpa, que barra a candidatura de políticos com contas públicas reprovadas, cassados, condenados criminalmente por colegiado ou que renunciaram ao cargo para evitar a cassação. Quem não vai se lembrar do julgamento do mensalão? A ação penal 470, que condenou um esquema de corrupção para a compra de apoio parlamentar possui o maior número de políticos condenados por corrupção, além de ter sido o julgamento mais longo da corte (mais de 50 sessões), com o maior número de réus (37) e o processo de maior volume no tribunal (50.119 páginas distribuídas em 234 volumes e 495 anexos).

As mulheres conquistaram de vez seu espaço, a norueguesa Linn-Kristin Koren comemora um gol contra a seleção de Montenegro na final olímpica do handebol feminino, que deu o ouro à Noruega. Pela primeira vez nos 116 anos dos Jogos Olímpicos modernos, as atletas femininas estiveram presentes nas delegações de todos os países que participaram da Olimpíada de Londres.  A democrata Tammy Baldwin é a primeira mulher declaradamente gay a ser eleita senadora nos Estados Unidos e no Brasil a arquiteta Diana de Oliveira, 34, foi eleita segunda vice-presidente do Internacional e se tornou a primeira mulher a ocupar um cargo na direção do clube gaúcho. Mireille Ballestrazzi é a primeira mulher a comandar a Interpol, que reúne representantes das polícias de 190 países e atua no combate a crimes internacionais, como o tráfico de drogas. O comando da Marinha promoveu a primeira mulher oficial general das Forças Armadas no Brasil. A capitã de mar e guerra Dalva Maria Carvalho Mendes, 56, subiu para o posto de almirante após 32 anos de carreira militar. A sul-coreana Park Geun-hye, do partido governante conservador Saenuri, foi eleita e se transformou na primeira mulher presidente da história da Coreia do Sul.

No final de novembro, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, comemora com a delegação palestina na ONU o reconhecimento da Palestina como Estado observador não membro, por 138 contra 9 votos, na Assembleia Geral das Nações Unidas. Já o líder do Hamas no exílio, Khaled Meshaal, beijou o chão ao visitar pela primeira vez a faixa de Gaza. Ele chegou à região para celebrar os 25 anos do grupo e disse desejar, um dia, morrer como um "mártir" no território palestino. Ainda neste mês, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou pela primeira vez um sucessor. Durante pronunciamento, ele afirmou ter voltado a apresentar células cancerosas. Como volta para Cuba para novas cirurgias, indicou o vice-presidente, Nicolás Maduro, para substituí-lo. Chávez foi reeleito nas últimas eleições no país e, se cumprir o mandato até o final, ficará 20 anos no poder.

No dia da lembrança, vamos recordar os principais fatos que aconteceram pela primeira vez na história. Qual foi o fato mais marcante do ano para você? Em 2012 tivemos dezenas de acontecimentos inesquecíveis que mudaram o mundo. 

Comentários

  1. Pela primeira vez nos 116 anos dos Jogos Olímpicos modernos, as atletas femininas estiveram presentes nas delegações de todos os países que participaram da Olimpíada de Londres.
    También me parece una gran noticia la apertura de negociaciones para la Paz en Colombia.
    Feliz Ano Novo de 2013, na companhia de toda a sua família amada e amigos!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. “É dentro de você que o ano novo cochila e espera desde sempre.” Paz, Luz e Sucesso em 2013.
    Um grande abraço e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  3. Feliz Ano de 2013, na companhia de todos os seus seres queridos e amigos!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei bem informado em relação ao ano que se foi.

    Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SP Fashion Week N44: Osklen

Sandálias da Ipanema ganham novas cores

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Conheça os danos da maquiagem vencida

Vestidos elegantes na cor preta, a partir de R$69,90