É da nossa conta...

Henrique, Caio, Joaquim, Murilo, Marina e Gabriela curtem normalmente o domingo e já estão apreensivos porque até mesmo criança não gosta de levantar cedo para irem a escola em plena segunda-feira, depois de um dia de muita brincadeira. Quanto ao local de aprendizado todos adoram. Brincam, cantam, estudam e interagem entre si. Já Mariana acorda todos os dias bem cedo para vender doces no sinal. Ela é filha única, mora em um local de extrema pobreza, mas como sua família recebe benefício do programa social o pai de Mariana exige que a menina trabalhe fora porque ele é viciado em jogar dama e não gosta de trabalhar. Mariana aparece na escola de vez em quando para enganar a assistente social. 

Mariana não teve a mesma sorte que o grupo de crianças que brincam lá em cima, mas o que todo mundo sabe é que o direito a educação para ela é o mesmo dos outros. Por se tratar de uma história fictícia podemos mudar a estória e dar a menina uma vida melhor. Só que na vida real precisamos colocar em prática mais uma vez nosso trabalho de conscientização para acabar com a exploração de crianças. Se formos analisar bem poderíamos até considerar que ainda existe este tipo de problema (exploração infantil) por falta de instrução de pais e responsáveis, mas a situação se agrava porque existem “espertinhos” que usam essas crianças em benefício próprio sabendo que este tipo de exploração é crime. Os pais devem refletir sobre as consequências que o trabalho infantil trouxe para sua própria vida e mudar a postura diante da situação.

Leia também: A vida é uma escola?

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o trabalho para menores de quatorze anos é estritamente proibido, salvo se a criança ou adolescente estiverem na condição de aprendiz, desde que não atrapalhe seu horário de estudo, que não seja em lugares que lhes proporcionem qualquer tipo de perigo nem que prejudiquem sua saúde. Segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), há 3,6 milhões de jovens exercendo trabalho infantil no Brasil. Por outro lado, a coordenadora do Programa de Cooperação Sul-Sul da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fernanda Barreto avalia que o Brasil é exemplo de combate ao trabalho infantil. Fernanda Barreto ressaltou o protagonismo brasileiro na promoção do trabalho decente e enfatizou que as políticas de transferência de renda condicionadas à frequência escolar são exemplos de medidas que despertam o interesse de muitos países.

A OIT estima que 215 milhões de crianças em todo o mundo são vítimas desse tipo de exploração. Entre 2000 e 2004 houve uma diminuição de 10% no número de crianças e adolescentes envolvidas no trabalho infantil. Entre 2004 e 2008, o percentual caiu para 3%, mesmo índice apresentado pelo Brasil no período. Na realidade é necessário que a sociedade repense um paradigma que ela mesma impõe. Muitas mães acreditam que as crianças precisam trabalhar para aprender a ter responsabilidade. Precisa romper a lógica de que para filho de pobre é bom trabalhar, e para o filho do rico, não. É melhor que o jovem trabalhe ao invés de estar na rua? Não. Nossos representantes devem lutar por políticas públicas, como, por exemplo, a criação de mais creches e centros de assistência social para que crianças e jovens ocupe seu tempo de forma lúdica e educativa.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu como meta a eliminação das piores formas de trabalho infantil até 2016 e de todas as formas até 2020. Escola de qualidade, com uma boa merenda e a superação do trabalho infantil. Este é mais um de nossos desejos! Criança deve aproveitar sua fase de criança. Se você ver uma criança trabalhando na rua ou no campo para ganhar dinheiro, denuncie. Vamos deixar que as crianças experimentem o gosto doce da vida e sintam-se respeitadas como gente.

Comentários

  1. Rosiane, dei um passeada pelo seu blog e achei espetacular.
    Já o estou seguindo e perseguindo. rs...rs.
    Grande abraço
    Manoel

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rosiane, sempre que paro diante de um semáforo e vem uma criança vender doces ou pedir dinheiro, sinto-me péssima. Sou parte de uma sociedade que não é justa e faço tão pouco, todos fazemos tão pouco! A infância não pode ser desperdiçada. Quando isso acontece, toda uma vida é perdida. Que sorrisos, que lembranças elas vão ter para contar? Estamos inseridos numa triste e doída realidade! Um abraço, Rovênia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, muito bem elaborados teus textos.

    ResponderExcluir
  4. Hello from France!
    After visiting your blog, I invite you to join us in the "International Directory Blogspot".
    "International Directory Blogspot" It's 170 Countries and 10400 Websites !
    Missing yours join us
    If you join us and follow our blog, you will have many more visitors.
    It's very simple, you just have to follow our blog, enter your Country and your blog url in a comment, and you will be automatically integrate into the Country list.
    We are fortunate to be on the Blogspot platform that offers the opportunity to speak to the world and to share different passions, fashion, paintings, art works, photos, poems.
    So you will be able to find in different countries other people with passions similar to your ones.
    I think this community could also interest you.
    We ask you to follow the blog "Directory" because it will give you twice as many possibilities of visits to your blog!
    Thank you for your understanding.
    Please follow our blog, it will be very appreciate.
    I wish you a great day, with the hope that you will follow our blog "Directory".
    After your approval to join us, you will receive your badge
    We ask that you follow our blog and place a badge of your choice on your blog, in order to introduce the "directory" to your friends.
    Regards
    Chris
    I follow your blog, I hope it will please you
    To find out more about us, click on the link below:
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
    On the right side you will find green tint, the Country, you click it and you will find a list of blogs,
    perhaps your friends and also your own. We only ask you to follow our blog

    Olá da França! Desculpas se eu estou escrevendo o Português errado
    Depois de visitar o seu blog, convido-vos a se juntar a nós no "Blogspot Diretório Internacional"
    "Diretório Internacional Blogspot" É 170 países e milhares de blogs, você está registrando, e seguindo nosso blog você terá muitos visitantes mais
    Para isso é algo muito simples, basta seguir o nosso blog, digite seu País, seu url do blog, e você será automaticamente integrar a lista de países.
    Temos a sorte de estar na plataforma Blogspot, que oferece a oportunidade de falar ao mundo para compartilhar conosco as paixões diferentes, moda, pinturas, ilustrações, fotos, poemas e assim ser capaz de encontrar em outros países pessoas com paixões semelhantes.
    Eu acho que esta comunidade também poderia interessá-lo.
    Tenha um ótimo dia com a esperança de que você siga o nosso blog "Directory".
    Após a sua aprovação para se juntar a nós, você vai receber o seu crachá
    Nós pedimos que você siga o nosso blog e colocar um emblema de sua escolha em seu blog, a fim de introduzir o "diretório" para seus amigos.
    Eu sigo o seu blog, eu espero que você vai gostar
    Chris
    Para descobrir, clique no link abaixo:
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

    No lado direito, na "lista verde", você vai encontrar todos os países e se você clicar,
    você vai encontrar os nomes dos países e também seu blog

    ResponderExcluir
  5. Se gostar do nosso blog segue? Seguimos de volta!

    http://blogcordeboca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Hola, soy Steven! Me encanta tu blog ... tienes un montón de pasión. Estoy siguiendo. Espero que usted puede comprobar hacia fuera mi sitio: http://theproverbs.net y seguir. Además, en Facebook, bloglovin, twitter, tumblr, y lookbook. Gracias por su tiempo. Espero oír de usted pronto. :): D

    Publicar Nuevo, destacando MI DIARIO Instagram.

    Steven

    ResponderExcluir
  7. Você gostaria deter seu texto (poema, conto, prosa, ensaio, matérias de cultura em geral, biografias de bandas, artesanato, turismo, artes plásticas, saúde, vida, sociedade...etc) no blog FANZINE EPISÓDIO CULTURAL?
    Envie seu texto com uma foto sua ou uma imagem relacionada ao texto para machadocultural@gmail.com

    Contatos:
    Carlos Roberto de Souza
    machadocultural@gmail.com
    (35) 8833-9255
    Blog da Academia Machadense de Letras
    http://academiamachadense.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Kim Kardashian na capa da ‘Harper’s Bazaar’

SP Fashion Week N44: Osklen

Sandálias da Ipanema ganham novas cores

Conheça os danos da maquiagem vencida