É tão normal ser feliz!



Em 21 de março de 2013 celebra-se pela oitava vez o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi criada em 2006 com o objetivo de valorizar as pessoas com a síndrome. É importante conscientizarmos a sociedade sobre a promoção dos direitos deles e, assim, permitir que tenham vida plena e digna, como membros participativos em suas comunidades. É comum neste dia vermos histórias de pessoas com a alteração genética, que venceram o preconceito, as dificuldades e são exemplos de inclusão, além de ser um dia marcado por eventos de conscientização promovidos por comunidades e associações de pais de crianças portadoras. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a cada 600 a 800 nascimentos, uma criança tem síndrome de Down, independentemente de etnia, gênero ou classe social.

A síndrome de Down, ou trissomia do 21, é uma condição geneticamente determinada. Trata-se da alteração de cromossoma mais comum em humanos. Bebês com Down se desenvolvem mais lentamente, tanto no físico quanto mentalmente. Em agosto de 2012 o exame de sangue para detecção da síndrome foi posto no mercado. O risco maior da trissomia 21 é para as mães acima de 35 anos de idade, que possuam histórico familiar de desordens ou anomalias genéticas. Médicos norte-americanos afirmam que os testes podem ser eficientes em casos de gravidez de risco, mas não há provas de que possa ser recomendado a todas as gestantes. 

Pelo menos seis propostas que asseguram direitos a portadores da síndrome de Down tramitam atualmente. As propostas vão desde a reserva de vagas em concursos públicos para esse grupo à isenção de Imposto de Renda. Há questões a serem discutidas no Estatuto da Pessoa com Deficiência, uma proposta que prevê o pagamento de pensão por morte no caso de pessoas com a síndrome e outra que estabelece a realização de ecocardiograma para recém-nascidos portadores da alteração. Pessoas com a síndrome de Down têm os mesmos direitos das portadoras de deficiência. Um dos problemas graves é a resistência das escolas em aceitar os portadores e muitas vezes a consequência, é a judicialização do problema: pais e mães recorrem ao Ministério Público para terem o direito garantido. 

A consultora jurídica do Movimento Down, Ana Cláudia Corrêa, explicou que o maior avanço nos últimos anos em termos de legislação foi a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Na opinião da advogada do Movimento Down, o Brasil tem o que comemorar no avanço das leis de proteção às pessoas com a síndrome, especialmente no que diz respeito à educação. Na realidade brasileira, a questão da inclusão social dos portadores da trissomia 21 é um tema mais urgente. As crianças que têm atrasos mentais leves ou moderados muitas vezes ficam sem opção educacional adequada. Fala-se muito em inclusão, mas não se dá condição para que elas sejam de fato incluídas nas escolas. Continuaremos acreditando neles e torcendo para que a sociedade possa parar, conhecer e reconhecer as pessoas que têm a alteração genética com seus direitos, ou seja, o de ter uma vida normal.

Veja também o vídeo Meu filho é Down, e agora?, produzido pela equipe do portal da Empresa Brasil de Comunicação.

Comentários

  1. Muito bom. Sempre trazendo coisas interessantes. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ro

    adorei sua visita no meu cantinho, já estou curtindo td por aqui e é claro seguindo.
    belissima matéria sobre Síndrome de Down.

    bjokas e um maravilhoso fds =)

    ResponderExcluir
  3. É uma criança, uma bênção de Deus e vai, sim, trazer "alegrias infinitas". Nenhum filho é como nós queremos. Eles são do jeito deles e, por isso, todos, com síndrome ou não, são especiais! Um beijo especial para vc e ótimo fim de semana! :)

    ResponderExcluir
  4. Especiais :)

    http://raquelconsorte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Aí, garota, ifelizmente, a gente que se chamamos seres humanos temos prencoceito com o que a gente naum sabemos lidá, cou diferenças e por inacreditível qui paressa, com sessibilidades. A dossura de uma criança muitas veis é rejeitada por essa ou aquela diferença que ela é portadora. Sem contá a iprocrizia daqueles que pela frente até se mostra carihoso, mas qui na itimidade e na segurança de eixpressá sua posição mostra até crueldade para com o selmelhante. Pô, suas escritas são sempre sensaocionais.
    Eu ripito, blogaço
    Valeu, bjocas

    ResponderExcluir
  6. oi Rosiane ..parabéns pelo seu texto.. vivemos num mundo onde todos se dizem sem preconceito..quando na verdade sabemos que existe sim e muito..triste mas é verdade.. gostei de seu blog.. vc escreve muito bem..parabéns..beijo

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga Rosiane !!!!

    Muito me honrou a sua visita ao meu Blog.
    Obrigado pelo carinho para comigo e meus
    Trabalhos. Seu Blog é também muito bacana.
    Bem diversificado e com textos bem interessantes.
    Gostei de tudo que vi. Está de parabéns. Já
    Sou seu seguidor.
    Beijos de luz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    POETA CIGANO – 24/03/2013

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    Obs: Me sentirei lisonjeado se ver o selinho
    Identificador do meu Blog. nesse seu belíssimo
    Espaço.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal seu blog, adorando todas as matérias que estou encontrando por aqui.

    ResponderExcluir
  9. Olá da França
    Desculpas se eu estou escrevendo o Português errado
    Estou muito contente em recebê-lo!
    Seu blog é reconhecido em N°1449 BRASIL Secção em minutos!
    Para troca de serviços solicitamos que se torne seguidor do blog “Directory”.
    Seguir o nosso blog aumenta as hipóteses de divulgar o seu blog.
    Obrigada pela sua compreensão.
    A criação deste novo blog “Directory”, pretende promover a aproximação entre diferentes países, o conhecimento de novas culturas e tradições e a sua partilha entre membros!
    Diferentes paixões, moda, pintura, artesanato, culinária, fotografia, poemas e apesar de em países diferentes, encontrar pessoas com as mesmas paixões.
    Temos a sorte de estar na plataforma Blogspot o que nos permite falar para o mundo inteiro.
    Quanto mais pessoas tivermos maiores serão as possibilidades.
    Você será de alguma forma o Embaixador deste blog e do seu país.
    Deverá apresenta-lo aos seus contactos e aos seus amigos no seu blog; o sucesso deste blog depende de todos os seus membros.
    Assim, também nos vossos comentários solicitamos, que sugiram aos vossos amigos que se tornem também eles nossos seguidores.
    Eu estarei no “Directory”, venham juntar-se a mim através do vosso comentário na nossa caixa de comentários. http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/***
    Quer que este directório se torne importante? Ajude-me a fazê-lo crescer; preciso de si.
    O seu blo encontra-se na lista O Que O Meu Coração Diz e espero que esta lista aumente rapidamente; é por isso que preciso da sua ajuda!
    Com os melhores cumprimentos,
    Chris
    Nós pedimos que você siga o nosso blog e colocar um símbolo de sua escolha tem que conhecer o "diretório" para seus amigos para colocar no seu blog
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/09/06/12090603083012502810288938.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/19/120319072128505749603643.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/07/12/12071211040212502810092867.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/28/120328020518505749640557.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/15/1203150723211250289584870.png
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/09/21/12092110155912502810343002.gif

    Se você tem amigos ou tem amigos que querem agradá-lo, você pode me enviar a URL que permite que um emblema especial na lista de seu país

    ResponderExcluir
  10. Um lindo dia tudo de bom pra vc www.samukatraquina.blogspot.com.br e obrigada.

    ResponderExcluir
  11. uma noite de alegria ja estou te seguindo bjs,nelinha
    www.samukatraquina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Kim Kardashian na capa da ‘Harper’s Bazaar’

SP Fashion Week N44: Osklen

Conheça os danos da maquiagem vencida

Gig Couture lança parceria com a C&A