A hora é agora! Manifeste-se

Quem passa por aqui já pôde perceber que os problemas ambientais sempre estão inclusivos na nossa pauta. Alguns dos pontos perseverantes são as questões de conscientização e manifestação de soluções ambientais.  Agora, teremos a oportunidade de contribuir para com a preservação do meio ambiente. A partir de julho, em dois meses, os brasileiros poderão apresentar sugestões para que os diversos setores da economia do país reduzam as emissões de gases de efeito estufa.  A primeira versão revisada do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que deve incluir essas metas, vai ser colocada em consulta pública na internet e em encontros regionais a partir de julho.

Com a criação da Política Nacional sobre Mudança do Clima, em 2010, o governo decidiu que o Plano Nacional sobre Mudanças Climáticas deveria incorporar os Planos Setoriais de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas. De acordo com a diretora de Licenciamento e Avaliação Ambiental da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, ligada ao Ministério do Meio Ambiente, a nossa versão do plano vai trazer um grande avanço em relação ao que já está proposto no plano anterior. Ela ressalta ainda que, se conseguir consolidar todas as contribuições apresentadas pela população, o governo deve apresentar a versão final do plano até o fim do ano. O documento deveria ter sido concluído no ano passado.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) faz parte do comitê gestor do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC), composto por membros de 11 ministérios, da Casa Civil da Presidência da República, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de representantes de setores não governamentais. O comitê se reúne para estabelecer diretrizes em relação à aplicação de recursos do fundo, aprovar projetos de redução das emissões de carbono, recomendar estudo e pesquisas para subsidiar as políticas destinadas ao setor e autorizar relatórios de atividades.

Representantes do Observatório do Clima e do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento cobraram esta semana, a apresentação de planos de quatro setores. Apesar do apelo do governo pelas contribuições do grupo, as 700 organizações que formam a rede se recusam a participar do processo sem um rascunho desses textos. Eles argumentam que não poderiam comentar o conteúdo sem ter acesso a mais informações. As organizações entregaram uma carta a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, pedindo o texto final dos documentos que preveem metas da indústria, dos transportes, da saúde e da mineração.

Pelo que podemos observar ainda existe impasses em relação à concretização do Plano e esperamos a solução deles até a data da sua disponibilização as organizações e toda a população. O prazo foi estabelecido e espera-se que na data marcada podemos ter conhecimento das propostas para o desenvolvimento. Até o momento não foi divulgada a página em que o plano será apresentado, mas até lá podemos elaborar novas metas para a complementação do plano e mais uma vez contribuir para a preservação do meio ambiente. Juntos pela natureza!

Comentários

  1. Rosiane, espetacular a sua postagem, todavia veja que tudo esbarra na burocracia e o pessoal vai empurrando com a barriga. Talvez progrida um pouco a partir do ano que vem em função da proximidade das eleições. Assim mesmo o progresso será em função de bem intencionados relatórios e mais relatórios. Infelizmente precisamos de ação e temos subsídios suficientes para saber o que fazer.
    Digo isso porque trabalhei no INPE na área de Sensoriamento Remoto e com certeza temos os problemas brasileiros todinhos mapeados e as soluções todas sugeridas.
    Muito boa a sua postagem. Vamos cobrar providencias.
    Um abraço
    Manoel

    ResponderExcluir
  2. OLÁ ROSIANE,

    Sou seu seguidor há algum tempo e andei meio sumido, mas volto para valer e coma corda toda.

    Isto por aqui, só melhorou ainda mais,e quanto a sua postagem , em minha opinião esta vergonha ambiental continua assustadora.

    Estou lhe convidando para conhecer meus novos blogues, que sabe você goste?

    Um abração carioca e estarei agora sempre por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Se todos fossem dessa maneira, o mundo seria um país melhor!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Boa noite

    Bonito texto. Fabulosa harmonia entre palavras e/ou frases.Gostei de ler. Parabéns..

    Gostava que visitassem e, querendo, se fizessem seguidos/as. Fica o meu Obrigado.
    .
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adidas lança filme inspirado em obras famosas

‘Vanity Fair’ e as estrelas de Hollywood

Lana Del Rey na capa da ‘V Magazine’

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Ensaio nu de Madonna aos 20 anos é divulgado