A iniciativa é nossa!



Apontar os problemas do meio ambiente, verificar o andamento e criação de políticas ambientais, insistir na conscientização e levantar possíveis soluções para amenizar as falhas do homem para com a natureza sempre foi o nosso objetivo. E esta semana em especial vamos “ficar de olho” em assuntos relacionados ao tema, pois em comemoração a Semana do Meio Ambiente surgirão muitos questionamentos como: andamento de projetos, perdas, divergências e conquistas de nosso país relacionadas à preservação da natureza.

Representantes de diversos escritórios da Organização das Nações Unidas (ONU) estarão esta semana na Mongólia para lançar o Dia Mundial do Meio Ambiente, tentando estimular uma mudança de consciência e encorajar iniciativas ambientais em todo o mundo. A data é celebrada pela organização desde 1972, no dia 5 de junho. Na edição deste ano, a ONU vai destacar uma campanha que já havia sido lançada em janeiro para alertar sobre o desperdício e a perda de comida - Pensar. Comer. Conservar.

A abordagem do tema foi estimulada após a comprovação de que é grande o desperdício de comida no mundo ao mesmo tempo em que existem pessoas passando fome. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no mundo quase 1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas fora a cada ano, o que equivale a toda a produção da África Subsaariana no mesmo período.  Enquanto esse desperdício continua sendo registrado, uma em cada sete pessoas no mundo passa fome e mais de 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem todos os dias por desnutrição.

É triste pensar que a natureza fala o que o gênero humano não ouve 
Este e outros assuntos serão destaque na Semana do Meio Ambiente que mobiliza escolas, associações, prefeituras, meios de comunicação, dentre outros.  A nossa intenção é conscientizar as pessoas, principalmente as portadoras de influência em grandes grupos que atitudes de preservação devem ser debatidas todo o ano. Sabemos que em todo o território nacional serão discutidas ações educativas sobre o tema. O Ministério do Meio Ambiente e parceiros promoverão toda a semana um debate sobre produção e consumo sustentáveis. Está aberto o espaço para você compartilhar conosco a sua opinião e relatar as atividades da respectiva data que estão sendo realizadas onde você mora. Manifeste-se, preservar é preciso!

Comentários

  1. Bem lembrado, Rosiane. Desperdício de comida é um tema que merece, sim, ser debatido. Gente revirando lixo atrás de restos para saciar a fome deveriam incomodar, mas muitos de nós finge não enxergar. No Brasil, as pessoas jogam cascas e folhas de verduras no lixo, ou seja, desperdiçam nutrientes por falta de informação. Nos EUA, há um desperdício do exagero. Comem tudo em exagero. É tudo "big" demais. As pessoas não precisam comer para morrer... Belo post, vale o debate! Ótima semana! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosiane!
    Te vi lá entre as novas seguidoras de meu blog e vim te visitar.
    Adorei ler Lya Luft na descrição do seu perfil e totalmente apoio a preservação e ações efetivas, grandes ou pequenas, que juntas se fazem grandes, e cuidados com o meio ambiente.
    Boa semana pra vc e prazer em conhecer :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adidas lança filme inspirado em obras famosas

‘Vanity Fair’ e as estrelas de Hollywood

Lana Del Rey na capa da ‘V Magazine’

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Ensaio nu de Madonna aos 20 anos é divulgado