Felicidade II


A ONU publicou um estudo que lista os países mais felizes do mundo. O Brasil está em 25º lugar. No topo do ranking estão Dinamarca, Noruega, Finlândia e Holanda, enquanto Togo, Benin, Serra Leoa e República Centro-Africana figuram no fim da lista. Pesquisas revelam conclusões de vários cientistas sobre a felicidade. O relatório trouxe à tona atitudes que desencadeiam sentimentos relacionados à felicidade, observados em determinadas pessoas que se declaram mais felizes. Foram expostas situações que fazem parte do “senso comum” e que agora a ciência exemplifica como métodos comprovados. Garantem concentração, calmaria e felicidade! 

Liderando o podium, os exercícios físicos deixam as pessoas muito mais satisfeitas. As atividades são estratégias para a cura da depressão e ao desencadear no cérebro a liberação da endorfina (conhecido como o hormônio do prazer) alivia a sensação de dores. Dormir! Sim, a dica e deixar a TV e o facebook para tirar umas horinhas de sono. Quem dorme pouco pensa demais e a memória recorre em maioria às lembranças negativas. Repouso representa humor e produtividade. Meditar faz bem! Tente esvaziar o cérebro. Alguns minutos por dia pode fazer a diferença. 

“A gratidão é a virtude das almas nobres”, diz o escritor grego Esopo. Ah, o sentimento de gratidão aumenta a satisfação com a vida. Tem até exercício que recomenda anotar as coisas que você ficou mais grato no dia. Uma agenda de coisas boas representa um tesouro feliz... Comprar algo para o outro nos traz satisfação. Gentileza e solidariedade produzem bem-estar. Para completar, tudo o que você precisa é de amor. Pesquisador de Harvard, especialista em felicidade revela: “somos felizes quando temos família e amigos, e quase todas as outras coisas que nos fazem felizes são apenas jeitos diferentes de conseguir mais família e mais amigos."

Leia também: Felicidade 

Muitos autores fundamentam o paradoxo do hedonismo, também conhecido como paradoxo do prazer. É a ideia segundo a qual o prazer e a felicidade não podem ser obtidos diretamente, apenas indiretamente. Vários autores afirmam cada um a seu modo, que fracassamos na obtenção do prazer e da felicidade quando os procuramos deliberadamente: o político William Bennett: "A felicidade é como um gato, se tentar persuadi-lo a vir até você, ele o evitará; nunca virá. Mas se não prestar atenção nele e se ocupar da sua vida, encontra-lo-á a se esfregar em suas pernas e a pular em seu colo."

O filósofo e economista John Stuart Mill, em sua autobiografia: "Mas eu então pensei que esse fim [a felicidade] só poderia ser atingido se não fosse colocado como o fim direto. Só são felizes (pensei) aqueles que têm suas mentes focadas em outro objeto que não a sua própria felicidade. [...] Mirando assim em outra coisa, acabam encontrando a felicidade pelo caminho [...] Pergunte a si mesmo se é feliz e deixará de sê-lo." Então, qual é mesmo a fórmula para a felicidade? Alguns acreditam que 35% de genética + 15% das circunstâncias + 50% de vontade própria. Mas na verdade vimos que o segredo mesmo é deixar rolar. O certo é procurarmos ocupar o tempo fazendo com que nos sentimos bem. Sempre! Nada melhor do que Mário Quintana para nos apresentar o segredo: “é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você”.

Comentários

  1. Ninguém é feliz o tempo todo. Então quando o momento de felicidade chegar, dance com ela, faça versos e guarde de lembrança que volte novamente. Amei o post. Fiquei, assim, feliz! :) Semana de felicidade para você!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela rota da Felicidade
    pelo caminho seguido
    pela divagação de isto e aquilo
    quando ela não se fixa nunca, em nossas vidas...

    e não pode! Ela flutua em momentos breves e nunca se fixa a nossos pés ou no interior de nossos corações.

    A felicidade existe, mas apenas em tempos breves!
    Acredite na minha verdade!

    Maria luísa

    ResponderExcluir
  3. Um dia de cada vez.

    Gosto de um provérbio chines que diz:

    A gente todos os dias arruma os cabelos:
    por que não o coração?

    [a felicidade vem nas horinhas de descuido...por isso ando tão desligada...rs]


    beij0

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida
    O segredo da felicidade está dentro de nós e as borboletas pousam bem pertinho da gente.. Lindo post!!!
    Meu blog de Maria do qual cvc é seguidora faz 2 anos e vou comemorar pedindo aos amigos dele que me enviem uma qualidade da sua mãe (viva ou falecida)...
    Vc deve gostar da homenagem a ela e ao seu blog...

    http://www.espiritual-maria.com.br/

    Muito obrigada pela participação, desde já...
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Kim Kardashian na capa da ‘Harper’s Bazaar’

SP Fashion Week N44: Osklen

Sandálias da Ipanema ganham novas cores

Conheça os danos da maquiagem vencida