Entre os melhores do mundo

O melhor lugar para caminhadas em área urbana do mundo fica no Brasil. Este foi o título que o Parque Nacional da Tijuca, unidade de conservação do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), na capital fluminense, recebeu pelo Lonely Planet, considerado o maior guia de viagens do mundo. A nova edição do guia lista mil aventuras ao redor do planeta e faz um ranking dos melhores locais. O ranking coloca as trilhas do parque carioca acima das de outros lugares como Londres, capital inglesa; Cidade do Cabo, na África do Sul; Sidney, na Austrália; e Vancouver, no Canadá. A escolha foi feita pelos editores do próprio Lonely Planet.

O PNT é parte integrante da Reserva da Biosfera no Rio de Janeiro, criado em 6 de julho de 1961 e é atualmente o parque nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de 2 milhões de visitantes por ano. Sua área tem quase 200 quilômetros de trilhas abertas e sinalizadas, além de mirantes, recantos e lagos. O parque recebe cerca de 7 mil visitantes por dia e oferece muitos atrativos como o Corcovado, a Vista Chinesa, a Floresta da Tijuca e a Pedra da Gávea.

De acordo com o chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Castro, o prêmio é um reconhecimento ao parque como um local privilegiado em uma cidade inigualável, e também um reconhecimento aos funcionários e voluntários que fazem a sinalização e manutenção das trilhas para garantir a segurança e o lazer dos visitantes. A segurança do local é feita por vigilantes e agentes do ICMBio, e as trilhas patrulhadas com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar. Este ano, em 4 mil hectares, foram registrados cinco assaltos.

A unidade passa por obras para melhor atendimento aos turistas. Estão sendo realizadas construções do complexo Paineiras, restaurantes, banheiros, centro de visitantes com exposição educativa, estacionamentos e lojas de suvenires no acesso ao Morro do Corcovado, além da Trilha Transcarioca, que ligará vários parques, cruzando toda a cidade. Segundo a assessoria do parque já estão prontos 30 quilômetros de trilhas, ligando o Alto da Boa Vista ao Corcovado. É importante salientar que a titulação é mais um reconhecimento do trabalho de uma equipe que luta pela preservação da maior floresta urbana e heterogênea do mundo restaurada pela mão do homem.

Comentários

  1. Aqui em São Paulo temos parques lindíssimos, Jardim Botânico... Lindas imagens... que haja mais sensibilidade de todos nós, para sempre estejam lá a nossa espera... cada dia mais lindos...
    um abraço...gostei de seus posts... até mais.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse reconhecimento. O Brasil tem tantas coisas boas mas, infelizmente pouca divulgação. Obrigada por divulgar. Parabéns a equipe que segue lutando pela preservação dessa floresta urbana e heterogênea, a maior do mundo, que a mão do homem conseguiu restaurar! Adorei o post. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Deve ser um lugar maravilhoso para caminhadas e corridas, uma útil informação, temos que contar com a preservação desses maravilhosos lugares. Parabéns pela divulgação.

    forte abraço

    c@urosa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Adidas lança filme inspirado em obras famosas

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Lana Del Rey na capa da ‘V Magazine’

Ensaio nu de Madonna aos 20 anos é divulgado

Super Bonder no esmalte faz unhas durarem mais