O desafio continua


Assunto já tratado aqui é a meta do Brasil de acabar com todos os lixões do seu território até 2014. O país tem 2.906 lixões em atividade e das 189 mil toneladas de resíduos sólidos produzidas por dia apenas 1,4% é reciclado. Desde a instituição da lei estamos acompanhando todas as medidas propostas para solucionar o problema e com o fechamento do Aterro Sanitário de Gramacho questionamos o destino da categoria de catadores de papéis.

Em julho deste ano o governo disponibilizou em um programa R$ 200 milhões em créditos para empreendimentos de catadores de materiais recicláveis. A partir daí foi na 1ª Conferência Livre de Meio Ambiente de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Estado do Rio de Janeiro que a categoria reivindicou que os resíduos fossem destinados às cooperativas em vez de serem enviados às empresas de reciclagem. E será na 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, evento que ocorrerá em Brasília, de 24 a 27 de outubro, a discussão da geração e o tratamento dos resíduos sólidos. 

Leia também:

A conferência terá quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental. Com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), todos os municípios deverão ter um plano de gestão de resíduos sólidos para ter acesso a recursos financeiros do governo federal e investimento no setor. A realidade é que em 2014 o Brasil não poderá mais ter lixões, que serão substituídos pelos aterros sanitários. Além disso, os resíduos recicláveis não poderão ser enviados para os aterros sanitários e os municípios que desrespeitarem a norma podem ser multados.

O desafio é grande: existem quase 3 mil lixões no Brasil para serem fechados no prazo fixado na PNRS, apenas 27% das cidades brasileiras têm aterros sanitários e somente 14% dos municípios brasileiros fazem coleta seletiva do lixo. Ficaremos atentos acompanhando os debates realizados na Conferência em Brasília e voltamos a ressaltar a necessidade do fortalecimento da organização dos catadores de material reciclável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Lana Del Rey na capa da ‘V Magazine’

Produtos infantis inspirados em Dory

Adidas lança filme inspirado em obras famosas

Super Bonder no esmalte faz unhas durarem mais