Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2013

Pelo bem dos catadores

O anúncio do governo de R$ 200 milhões em créditos para empreendimentos de catadores de materiais recicláveis foi uma resposta aos moradores dos mais de cinco mil municípios do país e representantes do governo e da iniciativa privada que discutiram quais as principais medidas, dificuldades e demandas para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). 
Leia também: problema social em papel reciclável
No início do ano demonstrei a minha preocupação com o destino dos catadores de papel, após o fim dos lixões, previsto para ocorrer a partir de agosto de 2014. Os questionamentos surgiram após o fechamento do Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, na Baixada Fluminense, que já deixou muitas famílias desamparadas. A iniciativa do governo faz parte do Cataforte, programa que absorve a mão de obra de catadores que vivam dos lixões. 
A partir do anúncio foi lançado o edital para selecionar redes de cooperativas de recicláveis de todo o país para acessar recursos do programa. O o…

Uma pedra sobre o boato

Dizem que tudo começou pelas redes sociais e em pouco tempo as Agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e Correios já estavam lotadas. As especulações se alastraram na Paraíba, no Amazonas, Maranhão e o Rio de Janeiro, mas também chegou aqui.... Logo, logo apareceu o posicionamento da presidente Dilma que a suspensão do Bolsa Família era só boato e assegurou o compromisso do governo dela com o programa. Não é que deu certo: a piadinha de “mau gosto”! Depois do bafafá, todas as autoridades envolvidas e até as desconhecidas que se achavam merecedoras de algum pronunciamento começaram a criticar o piadista. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou a abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) para apurar a origem do boato. De onde veio a conversa?
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, fez um apelo para que a população seguisse o calendário do governo para saque do benefício do Programa Bolsa Família e não procurasse as agências da C…