Enquanto estiver sob o meu teto!

No mês de março, aqui no Brasil, houve muitas especulações sobre uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O resultado de que as mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas foi assunto para todos os meios de comunicação, roteiro de novela, manifestações de famosos e que no fim o instituto assumiu “erro” de divulgação. Após os boatos no país, agora em um reino tão distante, o governo quer que no país dele os turistas se comportem como os demais cidadãos.

A referência é ao governo de Qatar que lançou uma campanha nas mídias sociais incitando os visitantes a se vestirem "comportadamente" em público e a respeitar os valores do país islâmico. A atitude também é motivo de muito assunto para conversa. É necessário ter um comportamento igual ao do outro para não infringir valores? Um folheto distribuído como parte da campanha diz: "Se você está no Qatar, você é um de nós. Ajude-nos a preservar a cultura e os valores do Qatar, por favor, vista-se comportadamente em locais públicos".

Os folhetos mostram em imagens o que é ou não aceitável. Roupas sem mangas, tops, vestidos curtos são proibidos para as mulheres, enquanto os homens também são orientados a não usarem shorts e coletes revelando o peito. O anúncio pede ainda às pessoas para encobrir dos ombros aos joelhos e evitar leggings. O chefe de relações públicas do Centro Cultural Islâmico disse à "Gulf News", que a quantidade de roupas indecentes está crescendo em lugares públicos, especialmente nos shoppings. Para ele, isso gera conflitos de comportamento dos estrangeiros com as tradições deles.

O Qatar, que sediará a Copa do Mundo em 2022, usa as normas islâmicas como a principal fonte de sua legislação. Como faltam alguns anos, não cabe aos brasileiros se preocuparem agora, mais o que se sabe é que beijar ou intimidade física entre casais é proibido em público, como é a homossexualidade. Talvez, pensaremos em inovar a camisa da seleção brasileira até lá. Tudo bem tampado e nada de fora!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Lana Del Rey na capa da ‘V Magazine’

Super Bonder no esmalte faz unhas durarem mais

Produtos infantis inspirados em Dory

Adidas lança filme inspirado em obras famosas