Conheça os danos da maquiagem vencida

Foto: Reprodução
O prazo de validade é baseado em testes pensados para que a maquiagem daquele potinho não cause nenhum risco à saúde. De acordo com dermatologistas produtos vencidos perdem a eficácia cosmética e aumentam as chances de alergias e dermatite. Usar batom vencido pode causar candidíase e produtos para pele – como base, corretivo, BB Cream,  primer (usado para preparar a pele antes da maquiagem) e demaquilante – fora do prazo de validade dão impingem (infecção bacteriana que atinge as camadas superficiais da pele) e herpes. De acordo com especialistas, quando vencido, o batom, por exemplo, muda de textura, fica com gosto diferente e cheiro ruim. 


Os danos são maiores quando se fala em máscaras para cílios e lápis, que entram em contato com a parte de dentro dos olhos. Entre as consequências mais sérias estão a conjuntivite, um quadro que causa muito desconforto, vermelhidão e inchaço. Para evitar qualquer tipo de reação alérgica a dica é abrir o nécessaire e passar um pente fino nas validades dos cosméticos. Porém, nem todos os produtos terão o prazo à vista, pois muitas vezes a informação fica na caixinha, que provavelmente você já deve ter jogado no lixo há tempos. 

A armazenagem desses itens faz grande diferença na conservação. De preferência, longe do banheiro. A umidade propicia um meio de cultura favorável a bactérias e fungos, que degradam os produtos e prejudicam a pele. Mas, se for inevitável guardá-las nesse espaço [banheiro], coloque as maquiagens em caixas vedadas. Alguns cremes faciais devem, preferencialmente, ser armazenados na geladeira.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica que o prazo de validade das maquiagens é determinado pelo fabricante que considera: estabilidade, cosmética, fixação, cor, odor e todas as demais características do produto:

Bases e corretivos. Duram em média de 12 a 18 meses, respectivamente. Vencidos, muitos desses produtos ficam escuros, começam a empelotar ou separar os ingredientes.

Gloss e batom. Duram no máximo de 6 a 12 meses ou 48 meses, respectivamente. Vencidos eles têm um cheiro ruim ou ficam com a textura seca.  

Sombras compactas. Têm uma validade um pouco maior, chegando a 36 meses. Quando elas começam a ficar duras, difíceis de aplicar e pouco pigmentadas significa que é hora de jogar fora.

Máscara para cílios. É o item com menor prazo de validade de todos. Após aberta ela deve ser usada em 6 meses. Depois disso a consistência seca e o produto é difícil de aplicar, além de o ambiente ficar propício para a proliferação de bactérias e fungos que causam infecções. 

Comentários

  1. Menina eu nem me atento, geralmente as datas somem da embalagem acho que por isso mesmo. Imprimem para sair e a gente não nota.

    bjokas =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Carmen Steffens apresenta linha de chinelos

Gigi Hadid fotografa namorado para Versus Versace

Bambi comemora 75 anos e ganha coleção de bolsas

Isabeli Fontana direto da Amazônia para Água de Coco

Novos batons líquidos e esmaltes da Make B.